View Full Version : Captura de Tela pelo Programa
Tassi
15-May-2025, 08:33 AM
Saudações a todos.
Vocês sabem como capturar a tela corrente automaticamente, de dentro do programa mesmo, como se teclasse o Print Screen, para depois salvar em um arquivo de imagem?
Sem que o usuário faça isso.
Obrigado.
Samuel Pizarro
15-May-2025, 10:11 AM
Nao sei se eh possivel, mas se for acredito q isso seja uma violação de segurança nao?
ja imaginou um aplicativo a tira foto da tela automaticamente na tela de login qdo o usuario clica no botao pra ver a senha q esta sendo digitada?
Tassi
15-May-2025, 11:58 AM
Nao sei se eh possivel, mas se for acredito q isso seja uma violação de segurança nao?
ja imaginou um aplicativo a tira foto da tela automaticamente na tela de login qdo o usuario clica no botao pra ver a senha q esta sendo digitada?
Olá! Entendi. A idéia era tirar um copia da tela quando um erro é apresentado e assim ficaria mais fácil identificar o que estava aberto na hora. Mas compreendo o seu ponto. Tem usuário que ainda não sabe usar o Print Screen, kkkk.
Samuel Pizarro
15-May-2025, 02:27 PM
eu realmente nao sei se eh possivel ou nao.. até fiquei curioso.. mas se houver, acho que seria uma falha de segurança bem grande..
talvez nas epocas dos windows NT, Me, Xp, até seria possivel, mas nos dias de hoje, acredito que deveria haver algum tipo de trava, ou entao um prompt pro usuario permitir a captura da tela..
realmente nao sei.. posta aqui novamente se achar algo..
[]'s
ivankaupa
19-May-2025, 05:30 PM
Tassi,
Você não usa o MenuFlex nesta aplicação?
O Log de eventos do MenuFlex gera um registro sempre que ocorre um erro e indica qual era o objeto que estava com o FOCO. Isso me ajuda muito aqui...
17559
Atenciosamente,
Ivan Kaupa
Tassi
20-May-2025, 07:39 AM
Tassi,
Você não usa o MenuFlex nesta aplicação?
O Log de eventos do MenuFlex gera um registro sempre que ocorre um erro e indica qual era o objeto que estava com o FOCO. Isso me ajuda muito aqui...
17559
Atenciosamente,
Ivan Kaupa
Olá Ivan, tudo bem por ai?
A idéia não é só para erros do sistema, mas tambem para erros de operação, como um cadastro errado ou coisa do tipo, em que o usuário não sabe como preencher ou executar alguma rotina.
É que veio uma leva de novos usuários e estão cometendo erros muitas vezes banais, mas que tem feito o suporte ser acionado acima do normal. A maioria não sabe nem como mostrar a dúvida, kkkk.
ivankaupa
20-May-2025, 07:52 AM
Tassi,
O log de eventos do MenuFlex registra qualquer tipo de erro, mesmo os operacionais.
Na imagem que enviei, o registro da parte de baixo é um erro operacional. Um campo requerido não foi preenchido.
Ele dá todos os detalhes do erro e em que objeto estava o foco do usuário quando o erro ocorreu.
Atenciosamente,
Ivan Kaupa
felipesilva
3-Dec-2025, 06:26 PM
Os colegas tem razão.. o melhor seria "interceptar" as mensagens de erro de execução para guardar em um log...
Já com relação a validações, criar um mecanismo de log e guardar em tabelas para posterior consulta...
Att,
Felipe
Você viu esta publicação?
https://support.dataaccess.com/Forums/showthread.php?57267-Drawing-primitives-with-antialiasing&highlight=graphic+clipboard
Tassi
17-Jun-2026, 07:21 AM
Saudações a Todos.
A quem possa interessar, se em anexo uma workspace e a classe cCapturarTela.pkg para a gravação de um PrintScreen via sistema.
O comando
GravarPrintMonitorAtual grava uma imagem JPG do monitor coorente onde está rodando o sistema.
Já o comando
GravarPrintMonitorEspecifico grava a imagem de um determinado monitor.
É necessário ter o pacote Graphics da DataAcces para poder rodar.
Exemplo:
Object oBtnPrint4 is a Button
Set Location to 49 98
Set Label to "Capturar Monitor Atual"
Set Size to 14 110
Procedure OnClick
String sCaminho
Move "C:\TESTE\MonitorAtual.jpg" to sCaminho
EraseFile sCaminho // O arquivo não pode existir pois a gravação não sobrepoem o mesmo
Send GravarPrintMonitorAtual of ghoCapituraTela sCaminho Self False
End_Procedure
End_Object
Funciona desde a versão 19.1
Atenciosamente, Marcos Tassi.
P.S.”Sei que a rotina sempre pode ser melhorada, por isso se alguém tiver alguma sugestão sempre será bem aceita.