PDA

View Full Version : LibXL



Fernando Faria
24-Oct-2019, 09:54 AM
Olá pessoal,

Alguem está usando a DLL LibXL para ler/gerar arquivos no formato XLS/XLSX?
Preciso de alguns exemplos para ler uma planilha e importar para o dataflex.
Pesquisando aqui no fórum, eu encontrei a biblioteca szLibXL da starzen, mas no pacote deles só tem procedures/funções para criar uma planilha e eu preciso fazer o inverso.

Obrigado
Fernando

Samuel Pizarro
24-Oct-2019, 04:28 PM
Nunca usei chefe. Sorry
mas deve ter documentacao da dll. E as funções devem estar disponiveis na classe base COM dele.
Boa sorte

Fernando Faria
24-Oct-2019, 04:30 PM
Pois é...

Dei uma olhada na documentação mas não faço ideia de como integrar com o VDF.
O preço que a DAE está pedindo pela biblioteca deles é bem "salgado" e eu não tenho tanto conhecimento para criar as funções/procedures chamando as funções da DLL.

De qualquer forma, obrigado!

Samuel Pizarro
24-Oct-2019, 07:08 PM
a dll original deve ser um objeto COM.

Vc já trabalhou com objetos COM ou ActiveX antes com DF ?

Se sim , eh a mesma coisa... Importa a classe COM pelo wizard do studio.. ele vai trazudir todas as chamadas da dll em funcoes DF e classes DF.

depois eh só criar os objetos COM e executar seus metodos, conforme a documentacao do fabricante da dll.

A DAW simplesmente fez isso, e criou classes por cima da classe base, pra facilitar o nivel de programacao..

O mesmo principio eh utilizado em praticamente todos os componentes CodeJock (cCJGrid, cCJ***, etc.. ) existentes no DF hoje.

--- Edit ----
Esquece tudo que falei.. Eu nunca tinha ido atras da menina... Pensava que era OLE/COM,, mas nao eh.. eh dll pura..

Entao o negocio eh mais embaixo.. tem que trabalhar e implementar funcao por funcao da dll ,

Bastante trabalho..



[]s

Samuel Pizarro
24-Oct-2019, 09:39 PM
Dei uma olhada na lib da starZen..

http://starzen.com/doc/szlibxl/