PDA

View Full Version : Recursos do Node.Js

isaiasms
28-Jun-2019, 12:39 PM
Olá Pessoal,

Vocês sabem dizer se podemos utilizar os recursos do Node.Js em uma aplicação DataFlex Mobile?

Grato.

Samuel Pizarro
29-Jun-2019, 08:42 AM
Não faço a mínima ideia! Sorry

isaiasms
29-Jun-2019, 09:41 AM
Obrigado! Também estou tentando buscar alguma informação no forum principal.

Bruno
1-Jul-2019, 02:48 PM
Olá Pessoal,

Vocês sabem dizer se podemos utilizar os recursos do Node.Js em uma aplicação DataFlex Mobile?

Grato.

O que você precisa fazer?

isaiasms
1-Jul-2019, 05:25 PM
Oi Bruno,

Estamos desenvolvendo um aplicativo (web/mobile) onde uma das views é um painel de vendas (dashboard). Este painel ficará ativo em alguns monitores para acompanhamento dos supervisores (o usuário não terá acesso). A ideia é atualizar automaticamente o painel sempre que ocorrer um pedido novo ou qualquer alteração de "status".

Estive verificando o comando "serverAction", que executa uma função do "client" para o "server" (Javascript -> DataFlex). Acredito ser este o caminho. Está correto?

Bruno
2-Jul-2019, 07:04 AM
Oi Bruno,

Estamos desenvolvendo um aplicativo (web/mobile) onde uma das views é um painel de vendas (dashboard). Este painel ficará ativo em alguns monitores para acompanhamento dos supervisores (o usuário não terá acesso). A ideia é atualizar automaticamente o painel sempre que ocorrer um pedido novo ou qualquer alteração de "status".

Estive verificando o comando "serverAction", que executa uma função do "client" para o "server" (Javascript -> DataFlex). Acredito ser este o caminho. Está correto?

Desta forma irá funcionar, porém como você quer que esse painel seja atualizado automático terá que ter um timer que fara essa execução de tempo em tempo diretamente no Client (javascript)

Acredito que você queira usar o WebSockets com o NodeJS, mas você terá que escrever sua rotina diretamente em javascript para executar no NodeJS, sem passar pelo DataFlex pelo menos nesse processo de atualização automático, além de você ter que manter 2 serviços de HTTP no seu servidor.

Acho que a solução mais fácil é criar um timer mesmo no client e ficar chamando o servidor de tempo em tempo.

Renato.Antonacci
2-Jul-2019, 02:43 PM
Boa tarde.

Eu não conheço quase nada de Dataflex Web, estou começando agora a engatinhar nesse mundo, e fiquei curioso. O que aconteceria se por acaso eu criasse um timer escrito em DataFlex mesmo e disponibiliza-lo em uma view. Quando a instancia dessa view fosse carregada no cliente o timer não iria funcionar? Ou nem é possível criar um timer em Dataflex para web? Estou somente curioso.

Obrigado.

isaiasms
2-Jul-2019, 02:53 PM
Oi Bruno, muito obrigado pelo retorno.

Isaias.

Salvadori
2-Jul-2019, 03:01 PM
é possível sim, mas no vdf web trabalhamos no protocolo http, requisições e respostas, então muita coisa roda no cliente, e várias outras no server, você precisa ter isso em mente quando for criar um dashboard e atualizar ele com um timer, quando seu usuário loga no aplicação é criada uma sessão, essa sessão tem um tempo de expiração que é definido nas configurações da aplicação e nas configs do IIS, e além disso você pode perder a sessão por que o usuário deu ctrl+f5 e etc...

Se você criar um dashboard web, na aplicação colocar um timer para atualizar os dados, a cada interação do timer ele faz uma requisição e o server devolve uma resposta, se esse timer for menor que o tempo de expiração da sessão definida na aplicação, você tem um dashboard funcional, que a sessão nunca expira, e as requisições entram e saem do servidor sem problemas...

o mesmo acontece se você tiver a necessidade de comunicar com o JS, é possível através das actions, rodando no timer, dentro da sessão.

Samuel Pizarro
2-Jul-2019, 05:18 PM
So ressaltando q esse nao eh um timer tradicional q roda no exe.
Pra web existem 2 timers. Um pro server e outro q roda no client (no browser do cliente via JavaScript)

eh desse ultimo q nosso colega Salvadori esta falando

Renato.Antonacci
3-Jul-2019, 08:25 AM
Entendi.

Obrigado pela explicação, e me desculpem por invadir o tópico, mas é pertinente ao assunto e bom que fica agrupado :D

isaiasms
3-Jul-2019, 12:22 PM
Boa tarde Srs.

Muito obrigado pelo apoio. Compartilho os resultados com vocês quando finalizarmos o processo.

Abraços a todos.

watanabe
3-Feb-2021, 01:35 PM
Conseguiu integrar o NODE.JS ao DataFlex ?

Boa tarde Srs.

Muito obrigado pelo apoio. Compartilho os resultados com vocês quando finalizarmos o processo.

Abraços a todos.